Gladson decreta emergência ambiental por causa de queimadas e anuncia vinda de Bolsonaro ao Acre

23.08.2019 9:01 Por videos

O governador Gladson Cameli assinou na noite desta quinta-feira, 22, no Palácio Rio Branco, o decreto de emergência ambiental por causa das queimadas. A decisão do governo foi tomada após reunião com membros da Secretaria do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros que divulgaram um relatório informando que desde o início do ano o Acre está no 8° lugar do ranking com 2.533 focos de queimadas, ou 4,7% do total de mais de 53 mil focos registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais na Amazônia.

O decreto de emergência deve ser publicado na edição desta sexta-feira, 23, do Diário Oficial do Estado.

Cameli informou que com o decreto de governamental, o presidente Jair Bolsonaro deve vir ao Acre nos próximos dias. “Ele vai vir aqui. Nós decretamos aqui e fomos informado que ele vai decretar em nível nacional”, disse o governador informando que o presidente convocou os governadores da região norte para uma reunião na próxima terça-feira, 27, em Brasília.

As cidades de Feijó, Tarauacá e Sena Madureira lideram o número de focos de queimadas. Enquanto a terra do Açaí registrou de 1 de janeiro até o dia 21 de agosto, 517 focos, a Terra do Abacaxi registrou 394. Sena marcou 270 focos. Rio Branco aparece na quinta colocação com 215 focos e Cruzeiro do Sul em sétimo com 117 registros.

Na semana passada, o governo decretou o Estado de Alerta Ambiental. Com o passar dos dias, o Corpo de Bombeiros vinha relatando dificuldades para atender a todos as chamadas de incêndio. A fumaça ocasionada pelas queimadas mudou drasticamente o cenário verde das cidades acreanas. Milhares de acreanos que usam as redes sociais reclamam da qualidade do ar.

Com informações AC 24 Horas

Notícias Recomendadas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site ou de seus editores.