O Mapa de Empresas do Ministério da Economia atualizou, nesta terça-feira (15), o percentual de empresas que vem sendo registradas durante a pandemia. E os acreanos, que até antes estavam com o percentual de tempo abaixo do esperado, apresentaram uma redução na abertura de seus próprio negócios, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus.
Segundo o último monitoramento do 2° quadrimestre do Mapa de Empresas 2020, fechado em agosto, o Acre estava entre os estados que menos registravam empresas durante estes últimos meses, em uma faixa de tempo entre 3 dias e 10 horas.
Entretanto, a atualização para novembro apresentou uma redução para 2 dias e 20 horas. Uma diferença de até 14 horas. Assim mais empresas vem sendo registradas com CNPJ.
Ainda segundo o último quadrimestre, cerca de 43.718 empresas continuam ativas no Estado até o mês de novembro.
Em novembro, o país registrou cerca 40,3% empresas em menos de 24 horas. E 298 mil foram abertas em novembro, contabilizando em cerca 19.744.641 milhões de empresas ativas até o momento, em um média de tempo 2 dias e 21 horas.
Alguns dos principais setores que vem abrindo durante esta pandemia são as empresas varejistas. De acordo com a ferramenta:
- Artigos do vestuário e acessórios: 20.196 empresas abertas
- Promoção de vendas: 13.002 empresas
- Cabeleireiros, manicure e pedicure, obras de alvenaria: 8.975 empresas abertas
O Mapa de Empresas é uma ferramenta disponibilizada pelo governo federal para os interessados em obter informações mensais sobre o procedimento de registro de empresas, como o tempo médio para abertura, e o número de empreendimentos abertos e fechados, inclusive com detalhes sobre a localização e as atividades desenvolvidas.